quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Barragem

Uma barragem é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A construção delas para armazenar e garantir o uso da água é uma invenção muito importante. Dispor de água doce de boa qualidade é uma condição básica para o desenvolvimento da sociedade.

Uma barragem transforma a energia potencial da água em energia elétrica quando a água de um rio é acumulada num reservatório (chamado de albufeira). Então, quando se quer produzir eletricidade, abrem-se comportas por onde a água cai por ação da força da gravidade. A energia potencial armazenada na água parada da albufeira transforma-se em energia cinética, devido à velocidade que a água adquire na queda. É usada principalmente para o abastecimento de água nas zonas residenciais, industriais, agrícolas, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal. Um exemplo disso é a Barragem Serro Azul.

 É bom ressaltar que as barragens foram, desde o início da história da humanidade,fundamentais ao desenvolvimento. A sua construção deve-se, sobretudo à escassez de água no período seco e à consequente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empíricas. Em nível mundial algumas das barragens mais antigas de que há conhecimento situavam-se, por exemplo, no Egito, Médio Oriente e Índia. Uma das primeiras barragens do Brasil surgiu no nordeste, no ano de 1887.

 Em suma, pode-se dizer barragem é um sistema criado para armazenagem da água e é sem dúvidas uma das mais importantes inovações, pois além de preservar, distribuir e alimentar a continuação das fontes, salva quase toda uma população em emergência, permitindo produzir energia elétrica em grande escala e de forma limpa. Países como o Brasil e a Noruega dependem quase exclusivamente das barragens para manter as suas luzes acesas. No nosso país, cerca de 40% da eletricidade consumida provêm da energia hídrica.

Barragem de Xingó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário