Define-se como patrimônio cultural todo o conjunto de bens materiais com um valor próprio e que apresentam relevância no contexto histórico-social e formação de uma identidade da cultura de um povo e é através da arqueologia que encontramos e estudamos esses patrimônios.
É necessária a preservação de todo o patrimônio cultural, e a valorização da arte, como forma de identificar de onde viemos e como nos formamos ao longo do tempo. Muitas vezes não nos damos conta do quanto à preservação dos monumentos antigos são importantes. Eles servem para explicar como nos estruturamos ao longo dos anos.
Existem diferentes tipos de patrimônio cultural, são eles:
• Patrimônio cultural imaterial: São os saberes, tradições, gastronomias, conhecimentos, danças e festas populares, que são preservados de geração a geração. Como por exemplo, a festa de São Sebastião, padroeiro da cidade de bonito, que ocorre no dia 20 de janeiro.
E o alfenim, docinho tradicional de bonito feito na região pela dona Maria do alfenim.
• Patrimônio cultural material: Patrimônios tangíveis, como por exemplo documentos, bens móveis (objetos) bens imóveis (monumentos) com por exemplo, a igreja de São Sebastião localizada em Bonito.
E o Engenho Verde, que será submerso por conta da Barragem de Serro Azul
• Patrimônio cultural natural: Composto pela natureza, como por exemplo, as cachoeiras de bonito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário