quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Como surgiram as barragens no Brasil

As barragens surgiram quando começou a haver uma necessidade de se usufruir dos benefícios do uso múltiplo dos recursos hídricos para a população brasileira. As primeiras barragens construídas no Nordeste, foram a partir de 1887, onde o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) teve um papel importante com a construção de açudes para irrigação, abastecimento de água das cidades e pequenos núcleos populacionais. Essa política previa a formação de reservatórios no semiárido nordestino, tendo como uma das principais finalidades a permanência do sertanejo no seu ambiente natural, diminuindo os processos migratórios para a Região Sudeste do País. Além da contribuição nos métodos construtivos das barragens, vale salientar que houve um grande desenvolvimento nas áreas de hidrologia e meteorologia.
Começou a ficar abrangente o desenvolvimento tecnológico para a construção das barragens brasileiras a partir de 1950, quando se iniciou o desenvolvimento do setor elétrico brasileiro.

O primeiro trabalho de inventário dos rios da Região Sudeste foi elaborado pela Canambra Engineering Consultants Limited, grupo de grande competência, que atuou, juntamente com algumas empresas brasileiras, na formação dos nossos engenheiros na área de recursos hídricos e projetos de barragens. No Brasil foram iniciadas as construções de grandes barragens, apoiadas em estudos e projetos de alta qualidade. Os técnicos brasileiros foram influenciados principalmente pelas organizações americanas United States Bureau of Reclamation e US Army Corps of Engineers. Paralelamente, para suporte tecnológico desses empreendimentos, foram criados vários centros de pesquisas, os quais fazem parte dos pontos
importantes abordados nesta publicação. O aparecimento e o desenvolvimento das empresas construtoras de barragens constituem fatos de grande relevância.

Um comentário:

  1. Ola eu tenho uma pergunta. pq as barragens invadao toda a cidade egua a de mariana e brumadinho . oultra coisa è que legal e triste. al mesmo tempo

    ResponderExcluir